Jornalistas e cientistas: os entraves de um diálogo
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i1.885Palavras-chave:
divulgação científica, jornalismo científicoResumo
O artigo trata dos fatores que dificultam o relacionamento entre jornalistas científicos e cientistas e mostra que as estratégias jornalísticas de supressão de informações, tradução de termos técnicos, uso de analogias e sensacionalismo não são aceitas pelos cientistas. Isto contribui para que os cientistas se mostrem reticentes à divulgação em massa de suas pesquisas. O estudo demonstra ainda que a insistência dos pesquisadores em ler a matéria antes da publicação e a resistência dos jornalistas em mostrá-la são fatores que dificultam o relacionamento entre eles.Downloads
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.