Imágenes y estereotipos en las películas de estreno de los videoclubes mexicanos

Autores

  • José Carlos Lozano Intercom
  • Yamiletl de la Fuente Intercom
  • René Garza Intercom
  • José Treviño Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v22i2.1000

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Estereotipos, Imperialismo Cultural

Resumo

Este trabalho examina os personagens dos vídeos de filmes de estréia nos principais videoclubes mexicanos. Mediante uma análise de conteúdo de 33 vídeos que estrearam entre dezembro de 1995 e fevereiro de 1996, os autores concluem que existe um viés a favor de personagens masculinos, anglo-saxões, de alto nível sócio-econômico, além de uma ausência ou tratamento negativo de personagens femininos, latinos, negros e de baixo nível sócio-econômico.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Imágenes y estereotipos en las películas de estreno de los videoclubes mexicanos. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 22, n. 2, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v22i2.1000. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1000. Acesso em: 25 nov. 2025.