A voz de Deus: Um estudo da narração de cinejornais em tempos de guerra - a persuasão audiovisual de um povo

Autores

  • Jacques A. Wainberg Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v15i2.1293

Palavras-chave:

propaganda, cinejornal, persuasão, narração

Resumo

Após o ataque japonês a Pearl Harbour cessou nos Estados Unidos a discussão pública sobre o papel que o país deveria ter na II Guerra Mundial. A imprensa americana aderiu espontaneamente à causa Aliada vendo a si própria como instrumento de luta pela conquista do espírito dos civis. Predominou, no período, o conceito de Guerra Total que justificou, também, uma intensa ação persuasora por parte da indústria cinematográfica. Tal ação buscou despertar no front interno a vontade de participar no esforço de guerra. A cobertura pictórica do conflito foi realizada através de cinejornais e sua narração constituiu-se em fator de doutrinação do público que se acostumou a ouvir, através desta voz autoritária, a interpretação dos fatos e imagens apresentadas. Uma interpretação administrada e que visava evitar a apatia do público.

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Como Citar

A voz de Deus: Um estudo da narração de cinejornais em tempos de guerra - a persuasão audiovisual de um povo. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v15i2.1293. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1293. Acesso em: 25 nov. 2025.