As Telenovelas e o (in) contestável recurso a estereótipos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025110pt%20Palavras-chave:
Telenovelas; Estereótipos; Televisão; Realidade; IdentificaçãoResumo
Os estereótipos são “impressões sólidas”, positivas ou negativas, associadas a determinada realidade ou grupo social. São padrões mentais, decorrentes dos sistemas de valores dos indivíduos, que resultam de processos de simplificação e generalização de determinadas características comuns.
É, pois, objetivo deste artigo perceber se as telenovelas herdam do meio que as abriga o recurso, quase sempre inevitável, a estereótipos: será que se verifica uma tendência para a vinculação ou afastamento das telenovelas em relação a esta ferramenta representativa? De forma a responder a estas inquietações procede-se, neste artigo, à análise dos episódios de duas telenovelas portuguesas, à aplicação de entrevistas semiestruturadas aos seus guionistas e à realização de um grupo de discussão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Inês Salvador

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.