DOS JORNAIS AOS FEEDS DE NOTÍCIAS:
Como a mídia tradicional e o Facebook legitimaram discursos antidemocráticos no Brasil e na Argentina durante as eleições
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025109ptPalavras-chave:
discurso antidemocrático., plataformas de mídia social., populismo de extrema direita.Resumo
Nos últimos anos, o populismo de extrema-direita ganhou destaque na América Latina, intensificando retóricas antidemocráticas em países como Brasil e Argentina. Tanto Jair Bolsonaro quanto Javier Milei empregaram discursos semelhantes, questionando a legitimidade eleitoral e promovendo intervenções autoritárias. Este artigo analisa o papel da mídia tradicional na legitimação de tais retóricas nas plataformas de redes sociais, examinando como os principais jornais apresentam os discursos de Bolsonaro e Milei em postagens no Facebook. Utilizando um conjunto de dados de La Nación, Clarín, Estadão e Folha de S.Paulo, o estudo explora como o populismo de extrema-direita é enquadrado, circulado e engajado pelas audiências durante os segundos turnos das eleições no Brasil e na Argentina.
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