DOS JORNAIS AOS FEEDS DE NOTÍCIAS:

Como a mídia tradicional e o Facebook legitimaram discursos antidemocráticos no Brasil e na Argentina durante as eleições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442025109pt

Palavras-chave:

discurso antidemocrático., plataformas de mídia social., populismo de extrema direita.

Resumo

Nos últimos anos, o populismo de extrema-direita ganhou destaque na América Latina, intensificando retóricas antidemocráticas em países como Brasil e Argentina. Tanto Jair Bolsonaro quanto Javier Milei empregaram discursos semelhantes, questionando a legitimidade eleitoral e promovendo intervenções autoritárias. Este artigo analisa o papel da mídia tradicional na legitimação de tais retóricas nas plataformas de redes sociais, examinando como os principais jornais apresentam os discursos de Bolsonaro e Milei em postagens no Facebook. Utilizando um conjunto de dados de La Nación, Clarín, Estadão e Folha de S.Paulo, o estudo explora como o populismo de extrema-direita é enquadrado, circulado e engajado pelas audiências durante os segundos turnos das eleições no Brasil e na Argentina.

Publicado

21-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DOS JORNAIS AOS FEEDS DE NOTÍCIAS: : Como a mídia tradicional e o Facebook legitimaram discursos antidemocráticos no Brasil e na Argentina durante as eleições. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. e2025109, 2025. DOI: 10.1590/1809-58442025109pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4938. Acesso em: 25 nov. 2025.