Desinformação na comunicação

a Rede Nacional de Combate à Desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442025111pt

Palavras-chave:

Desinformação, Eleições, Rede Nacional de Combate à Desinformação

Resumo

Nas eleições brasileiras de 2018, 2020 e 2022, a desinformação atingiu novos patamares, destacando-se como um elemento central no debate público e acadêmico. Diante desses processos eleitorais, a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) produz e dissemina conhecimento sobre o mercado desinformacional no país e no mundo. Para tanto, o artigo analisa a atuação da rede e elenca estudos abordados no âmbito da desinformação e eleições. A pesquisa adota uma abordagem exploratória e bibliográfica a partir de um estado da arte, incluindo artigos científicos, teses, dissertações e publicações periódicas, apresentados na seção de Pesquisas e Publicações no site da organização. É concluído que ainda existe uma carência de produção bibliográfica sobre o tema da desinformação, sobretudo quando associada às eleições no banco de dados da RNCD.

Biografia do Autor

  • MARTA THAÍS AlENCAR , , , Unisinos

    Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membra do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Fundadora da COAR (Startup de fact-checking no Nordeste).

  • THIAGO HENRIQUE DE JESUS-SILVA, , , Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), sendo bolsista CAPES. Autor do livro "Bolsonaro e a COVID-19: desmascarando a desinformação", pela EDUFPI; e dos manuais "Arriégua! Ói as Fake News: Manual de Checagem Nordestina" e "Ê caroço as fake news: Manual de checagem nortista". integrante do Laboratório de pesquisas em Economia, Tecnologia e Políticas de Comunicação (TELAS/UFC).  

  • JULIANA FERNANDES TEIXEIRA , , , Universidade Federal do Ceará - UFC
    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal), por meio do regime de co-tutela entre as duas instituições. Realizou entre 2016 e 2018 estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Piauí, onde, atualmente, é professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. É líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII - www.joiiufpi.com.br) e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM-UFPI). Também integra, como pesquisadora colaboradora externa, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL-UFBA) e o Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE-UFRJ). Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

21-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desinformação na comunicação: a Rede Nacional de Combate à Desinformação. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. e2025111, 2025. DOI: 10.1590/1809-58442025111pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/5071. Acesso em: 25 nov. 2025.