Relações entre características dos sujeitos e participação em diferentes públicos dispersos

Autores

  • Brigido Vizeu Camargo
  • Luciana de Brito Souza
  • Letícia Rauen Delpizzo
  • Sandra A. Neves Nunes

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v17i1.871

Palavras-chave:

Comunicação de massa, audiência e circulação, Pesquisa em comunicação, recepção, Pesquisa de mídia, perfil de audiência

Resumo

Trata-se de um levantamento de dados sobre o contato do receptor com a comunicação de massa. Os objetivos são explorar o processo de recepção das comunicações de massa e estabelecer algumas associações entre características sociais e as diferentes formas de contato de distintos públicos dispersos. Os dados foram coletados mediante um formulário, aplicado por telefone. Realizou-se o levantamento na Grande Florianópolis (SC), em setembro de 1990, a partir de três amostras de públicos dispersos: 144 telespectadores de novelas (TN); 113 radiouvintes de programa matinal de rádio AM (RD) e 143 assinantes de revistas femininas (RF). Os resultados indicam a necessidade de pesquisas, a nível explicativo, a respeito da relação da escolha (seleção) dos receptores em relação às mensagens com as variáveis socioculturais, minimizando a questão do nível de exposição.

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Seção

Artigos

Como Citar

Relações entre características dos sujeitos e participação em diferentes públicos dispersos. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v17i1.871. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/871. Acesso em: 25 nov. 2025.