The representation of blacks on commercial television in Brazil: some cultivation effects
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i1.882Palavras-chave:
história do Brasil, negros brasileiros, publicidade, televisão brasileiraResumo
A televisão comercial domina o horário nobre da transmissão no Brasil, obtendo 60 a 80% da audiência a cada noite. Este artigo compara o retrato dos negros brasileiros na TV com as opiniões sustentadas sobre eles por espectadores com alta e baixa exposição. O estudo mostra a divergência entre o conteúdo da TV, as condições objetivas da população negra brasileira e a opinião pública, sugerindo que a TV pode ter um efeito sobre as atitudes dos brasileiros quanto aos negros brasileiros. Os resultados são analisados nos termos da teoria de Gerbner dos efeitos de cultivo, da teoria do lapso de conhecimento e teoria do racismo moderno, com sustentação para as três.Downloads
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.