A história da imprensa em Piracicaba

Autores/as

  • Adolpho Carlos Françoso Queiroz Intercom
  • Celeste Zenha Guimarães
  • Maria Beatriz Bianchini Bilac
  • Fernando Ferreira de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v16i1.806

Palabras clave:

Jornalismo, Imprensa, Piracicaba, História, Produto cultural

Resumen

Este artigo trabalha os resultados preliminares de um projeto de pesquisa desenvolvido por professores e alunos da Universidade Metodista de Piracicaba, com apoio do CNPq e FAP, para resgatar a História da Impensa daquela cidade. O projeto conseguiu descobrir uma publicação de 1823, um pasquim sobre conflitos de terra e levantou as fontes oficiais, públicas, particulares, onde estão guardados vários títulos de periódicos dos séculos XIX e XX. Além disso, o projeto trata aspectos metodológicos que entendem a imprensa como produto cultural, a partir das visões de Benjamin, Darnton, Paulo Vallery, entre outros.

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A história da imprensa em Piracicaba. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 16, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v16i1.806. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/806. Acesso em: 25 nov. 2025.