Conteúdo gerado pelo consumidor: reflexões sobre sua apropriação pela Comunicação Corporativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.598Palabras clave:
Conteúdo Gerado pelo Consumidor. Comunicação Corporativa. Estratégia de Comunicação Digital. Pq?Pedia. Nike Corre.Resumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre as apropriações de conteúdo gerado pelo consumidor (CGC) pela Comunicação Corporativa. Se, por um lado, há organizações que propõem espaços de conversação online com os seus públicos, estimulando a geração de algum tipo de conteúdo na Web, por outro, quais seriam os motivos para levar um internauta a fazê-lo em um espaço controlado pela marca, se ele tem toda a Web para isso? Para responder a essa questão, analisa-se os usos comunicacionais de duas marcas que proporcionam a geração de conteúdo pelos internautas: Pq?pedia (Pepsi) e Nike Corre (Nike). As categorias que balizam a avaliação desses usos quanto à mobilização à geração de conteúdo são os valores construídos em redes sociais na Internet: visibilidade, reputação, popularidade e autoridade (Recuero, 2009). Percebe- se que o site Nike Corre motiva a geração de conteúdo via construção do valor visibilidade de forma mais eficaz que o Pq?Pedia.Descargas
Publicado
22-11-2010
Cómo citar
MONTARDO, S. P. Conteúdo gerado pelo consumidor: reflexões sobre sua apropriação pela Comunicação Corporativa. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 161, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.598. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/598. Acesso em: 3 jul. 2024.
Número
Sección
Artigos