Conteúdo gerado pelo consumidor: reflexões sobre sua apropriação pela Comunicação Corporativa

Autores/as

  • Sandra Portella Montardo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.598

Palabras clave:

Conteúdo Gerado pelo Consumidor. Comunicação Corporativa. Estratégia de Comunicação Digital. Pq?Pedia. Nike Corre.

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre as apropriações de conteúdo gerado pelo consumidor (CGC) pela Comunicação Corporativa. Se, por um lado, há organizações que propõem espaços de conversação online com os seus públicos, estimulando a geração de algum tipo de conteúdo na Web, por outro, quais seriam os motivos para levar um internauta a fazê-lo em um espaço controlado pela marca, se ele tem toda a Web para isso? Para responder a essa questão, analisa-se os usos comunicacionais de duas marcas que proporcionam a geração de conteúdo pelos internautas: Pq?pedia (Pepsi) e Nike Corre (Nike). As categorias que balizam a avaliação desses usos quanto à mobilização à geração de conteúdo são os valores construídos em redes sociais na Internet: visibilidade, reputação, popularidade e autoridade (Recuero, 2009). Percebe- se que o site Nike Corre motiva a geração de conteúdo via construção do valor visibilidade de forma mais eficaz que o Pq?Pedia.

Biografía del autor/a

Sandra Portella Montardo

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS (2004). Fez estágio de doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda, do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS. Colaboradora do Projeto "Comunicação Corporativa em tempos de Conteúdo Gerado pelo Consumidor: desafios e tendências" (CNPq).

Publicado

22-11-2010

Cómo citar

MONTARDO, S. P. Conteúdo gerado pelo consumidor: reflexões sobre sua apropriação pela Comunicação Corporativa. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 161, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.598. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/598. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos