Comunicação para mudança social: projeto Canal*Motoboy
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i2.722Palabras clave:
Comunicação para mudança social. Comunicação alternativa. Meios de comunicação alternativa. Canal*Motoboy. Democratização da informação.Resumen
Na atualidade, a mídia de referência enfrenta a propagação dos meios alternativos dirigidos à democratização das informações geradas por cidadãos comuns. O Canal*Motoboy constitui exemplo desta modalidade de comunicação. Sua proposta é consolidar uma estrutura aberta para dar voz ao coletivo de motoboys de São Paulo (SP), Brasil. Devidamente treinados e recorrendo ao celular multimídia, registram seu dia a dia no website Canal*Motoboy. Este artigo analisa o projeto, a partir da concepção da comunicação para mudança social, uma vez que o direito à liberdade de expressão, historicamente, tem sido expropriado dos cidadãos por conta da expansão vertiginosa dos conglomerados comunicacionais. Além da revisão de literatura, o objeto de estudo segue perspectiva qualitativa mediante uso das técnicas de observação e de entrevista em profundidade para obtenção de informações complementares junto aos atores do coletivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.