Estudo do consumo de notícias pelo público infantil dos 11 aos 14 anos

Autores

  • Ednan Gomes de Souza Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Mayra Fernanda Ferreira Universidade do Sagrado Coração

Resumo

Esta pesquisa tem como ponto de partida o consumo de notícias pelo público infanto-juvenil dos 11 aos 14 anos de idade, no ambiente digital. Para tanto, o percurso metodológico consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre os temas Comunicação, Tecnologia Digital, Jornalismo Digital, Sociedade em Rede, Notícia e o Público Infanto-Juvenil e em um estudo de campo por meio de dois métodos: uma pesquisa quantitativa e qualitativa, composta por questionário com perguntas abertas e fechadas que foram respondidas por crianças e adolescentes moradoras da cidade Bauru, na faixa etária de 11 a 14 anos, de forma individual, sobre consumo de mídias e notícias da web, acesso pelos dispositivos tecnológicos e atividade que mais gostam de fazer na internet como forma de identificar tendências. Além disso, foi aplicado um grupo focal para compreender a relação com a mídia digital e o consumo de notícias. Como resultados, o celular foi apontado como o dispositivo no qual eles mais gostam de acessar a internet e há uma leitura crítica desse público, diante dos conteúdos por eles consumidos.   

Biografia do Autor

Ednan Gomes de Souza, Universidade do Sagrado Coração (USC)

Egresso do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração (2017) e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM-USC)

Mayra Fernanda Ferreira, Universidade do Sagrado Coração

Orientadora da pesquisa. Coordenadora e professora do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração. Doutoranda em Comunicação pela Unesp. Jornalista da Tv Universitária Unesp. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM-USC).

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Publicado

2019-03-23

Edição

Seção

Artigos