Estudo do consumo de notícias pelo público infantil dos 11 aos 14 anos
Resumo
Esta pesquisa tem como ponto de partida o consumo de notícias pelo público infanto-juvenil dos 11 aos 14 anos de idade, no ambiente digital. Para tanto, o percurso metodológico consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre os temas Comunicação, Tecnologia Digital, Jornalismo Digital, Sociedade em Rede, Notícia e o Público Infanto-Juvenil e em um estudo de campo por meio de dois métodos: uma pesquisa quantitativa e qualitativa, composta por questionário com perguntas abertas e fechadas que foram respondidas por crianças e adolescentes moradoras da cidade Bauru, na faixa etária de 11 a 14 anos, de forma individual, sobre consumo de mídias e notícias da web, acesso pelos dispositivos tecnológicos e atividade que mais gostam de fazer na internet como forma de identificar tendências. Além disso, foi aplicado um grupo focal para compreender a relação com a mídia digital e o consumo de notícias. Como resultados, o celular foi apontado como o dispositivo no qual eles mais gostam de acessar a internet e há uma leitura crítica desse público, diante dos conteúdos por eles consumidos. Â Â