Ciberativismo e feminismo: uma análise das postagens do movimento #meuamigosecreto

Autores

  • Eduarda Rodrigues Henker
  • Angélica Moreira Pereira

Resumo

A hashtag #MeuAmigoSecreto surgiu em novembro de 2015 e foi utilizada por usuários para denunciar machismos do dia a dia. Este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo postado pelas marcas, portais de notícias e órgãos governamentais que fizeram uso da hashtag #MeuAmigoSecreto entre os dias 25 de novembro e 25 de dezembro de 2015. Para realizar esta análise foram criadas as subcategorias: apelo comercial, problematização da temática e indiferente. Desta forma, pôde-se melhor compreender a relação entre o conteúdo apresentado nas postagens e o movimento, concluindo-se que apesar da participação através da hashtag ainda é necessário um maior envolvimento e debate em relação ao tema apresentado.

Biografia do Autor

Eduarda Rodrigues Henker

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana no ano de 2018. Pós-graduanda com especialização em Redes Sociais pela FMU.

Angélica Moreira Pereira

Publicitária, Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2019-03-23

Edição

Seção

Artigos