Ciberativismo e feminismo: uma análise das postagens do movimento #meuamigosecreto
Autores
Eduarda Rodrigues Henker
Angélica Moreira Pereira
Resumo
A hashtag #MeuAmigoSecreto surgiu em novembro de 2015 e foi utilizada por usuários para denunciar machismos do dia a dia. Este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo postado pelas marcas, portais de notícias e órgãos governamentais que fizeram uso da hashtag #MeuAmigoSecreto entre os dias 25 de novembro e 25 de dezembro de 2015. Para realizar esta análise foram criadas as subcategorias: apelo comercial, problematização da temática e indiferente. Desta forma, pôde-se melhor compreender a relação entre o conteúdo apresentado nas postagens e o movimento, concluindo-se que apesar da participação através da hashtag ainda é necessário um maior envolvimento e debate em relação ao tema apresentado.
Biografia do Autor
Eduarda Rodrigues Henker
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana no ano de 2018. Pós-graduanda com especialização em Redes Sociais pela FMU.
Angélica Moreira Pereira
Publicitária, Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana.