Ambivalência nas camisas antirracistas dos clubes Flamengo e Internacional

Autores

  • João Augusto Porto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pablo Moreno Fernandes UFMG

Resumo

O artigo analisa o lançamento de camisas antirracistas pelos clubes Flamengo e Internacional, patrocinados pela Adidas. A intenção é observar como os discursos são colocados em disputa nos uniformes, em que o antirracismo se torna produto, na perspectiva do antirracismo de marca e das relações de consumo. A análise é feita a partir de postagens no Instagram e os resultados evidenciam a comodificação do discurso antirracista que permeia a ação.

Biografia do Autor

Pablo Moreno Fernandes , UFMG

Orientador do trabalho. Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem). Email: pablomoreno@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Artigos