Limites da liberdade de expressão: a instrumentalização da Teoria da Espiral do Silêncio para propagar desinformação e discursos de ódio no Twitter

Autores

  • Joice Danielle Nascimento Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Kennedy CARNEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Yasmin OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Ingrid Pereira de Assis UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS https://orcid.org/0000-0002-1568-0788

Resumo

O presente artigo analisa de que forma a extrema direita se apropria da Teoria da Espiral do Silêncio para alegar que são vítimas de perseguição e silenciamento e, assim, usar a internet para atacar minorias e propagar o livre cometimento de crimes. Como corpus, selecionou-se tweets de perfis da extrema direita que indicam inconsistência na interpretação da teoria supracitada e do conceito de liberdade de expressão.

Biografia do Autor

Kennedy CARNEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Graduado em Direito pela Ulbra; em História pela Unopar; em Filosofia pela UFT; e estudante do 7°. semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Yasmin OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Estudante de Graduação 6°. semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Ingrid Pereira de Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Orientadora do artigo. Professora adjunta do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); doutora em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado sanduíche pela Universidade de Aveiro (Portugal); mestra em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e bacharel em Comunicação Social – Hab. Jornalismo, também pela UFMA.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Artigos