As Redes Sociais E A Batalha Contra As Fake News: Estudo Da Campanha #PrometoPausar Da ONU

Autores

  • Ana Beatriz Castelo Branco Soares UnB / UniCEUB
  • Joana d'Arc Bicalho

Resumo

Tendo em vista que se torna relevante para a sociedade compreender como a utilização das redes sociais interage e se relaciona na sociedade, pesquisa-se sobre a campanha #PrometoPausar, da iniciativa Verificado, para compreender como as redes sociais estão sendo utilizadas pela ONU Brasil, para o combate a desinformação. Para tanto, é necessário compreender como ocorre a disseminação da informação a respeito da campanha, analisando o uso das redes sociais da ONU e discutir o uso das ferramentas de comunicação como instrumento de alcance para o combate à desinformação. Realizou-se uma pesquisa de estudo de caso utilizando análise de conteúdo, foi feita análise monitorando o Instagram da ONU Brasil com observação entre junho e dezembro de 2020. Além disso, foi feito o uso de conteúdos bibliográficos e pesquisa documental para dar o embasamento teórico da pesquisa. Diante disso, classificou-se os tipos de conteúdos no âmbito da campanha e análise das métricas de interações, também foi analisado a distribuição desse conteúdo e por fim analisou-se as estratégias digitais utilizadas para saber se a campanha conseguiu alcançar sucesso.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Artigos