As rotinas produtivas do newsmaking e as seleções do gatekeeper no blog do Noblat

Autores

  • Allysson Viana Martins Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudio Cardoso de Paiva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O blog surgiu apenas como um espaço para registro digital na web, no en-tanto, sofreu várias modificações e transformações no seu uso até começar a dialogar com características do jornalismo. Atualmente, o dispositivo influencia e revigora a prática jornalística na web, bem como é influenciado por ela. Com essa relação em vista, procuramos entender como as teorias do jornalismo – especificamente a do newsmaking e a do gatekeeper – podem ser percebidas nesse espaço híbrido que é o blog, em nosso caso, tendo em perspectiva a experiência do Blog do Noblat 3. A apli-cação dessas teorias põe em cheque a posição do blogueiro e o seu método utilizado na produção de conteúdo, que tende a modificar até o webjornalismo realizado em portais e sites.

Biografia do Autor

Allysson Viana Martins, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal da Paraíba. Integra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) desde 2008.

Cláudio Cardoso de Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor pela Université de Paris V (René Descartes). Orientador do trabalho e coordenador do projeto Modernização Tecnológica e Desenvolvimento Social. Um Estudo das Mídias Digitais.

Downloads

Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos