Educação e tecnologia: resultados parciais sobre levantamentos de projetos de inclusão digital em Uberlândia-MG
Autores
Cindhi Vieira Belafonte Barros
Universidade Federal de Uberlândia
Adriana Cristina Omena dos Santos
Universidade Federal de Uberlândia
Resumo
O texto discute a influência das novas tecnologias na transformação da so-ciedade para a “sociedade do conhecimento”, bem como suas implicações, que não ficam restritas à área tecnológica, mas atingem também as áreas sociais, econômicas, culturais e principalmente educacionais, pois abordam o conhecimento e os desafios da educação nesta nova sociedade. Apresenta breve levantamento de projetos que vi-sam a inclusão digital presentes em Uberlândia-MG, advindos de iniciativa pública ou privada, com intuito de analisar a eficiência e o funcionamento destes programas in-clusivos e traçar um perfil de seus visitantes, além de conhecer quais os usos que eles fazem das possibilidades de inclusão ao mundo digital.
Biografia do Autor
Cindhi Vieira Belafonte Barros, Universidade Federal de Uberlândia
Discente do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, UFU, responsável pela coleta de dados acerca projetos de inclusão.
Adriana Cristina Omena dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia
Professora no Curso de Comunicação Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)