O merchandising na telenovela: a trama (publicitária) de A Favorita

Autores

  • Iuri Garcia Lopes Universidade Federal do Pampa
  • Flavi Ferreira Lisbôa Filho Universidade Federal do Pampa

Resumo

O artigo tematiza o merchandising televisual na novela A Favorita. Mostra-se como são apresentadas as marcas que fazem uso do merchandising na trama narrativa da telenovela a fim de promover sua fixação diante do público. Nesta pesquisa, busca-se mapear os principais usos de merchandising por grupos de análise. Para tanto, consideram-se as especificidades que há entre o produto/marca e o ator discursivo na telenovela, aproximando o real-publicitário (o produto) e o ficcional (a telenovela).

Biografia do Autor

Iuri Garcia Lopes, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do 7º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa, Integrante do Grupo de Pesquisa Mídias, Artes e Narrativas em Contextos Fronteiriços ou Híbridos.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal do Pampa

Orientador do trabalho. Doutor em Ciências da Comunicação (linha: Mídias e Processos Audiovisuais) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Mídias, Artes e Narrativas em Contextos Fronteiriços ou Híbri-dos.

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Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos