O fluxo comunicacional e o agendamento na era da mídia digital: redefinição de paradigmas

Autores

  • Ana Célia da Rocha Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Paula de Siqueira Saldanha Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente estudo integra dois conceitos: a noção do movimento comunica-cional em duplo fluxo, englobando a idéia de líder de opinião, e o processo de agen-damento. Para tanto, sugerimos num primeiro momento que estes dois conceitos estão interligados e propomos a análise dos efeitos da internet na comunicação, consideran-do uma leitura crítica de ambas as teorias e a realização de pesquisa empírica do apli-cativo Twitter, em contraponto aos tradicionais meios de comunicação brasileiros. Desta maneira, compreendemos que o agendamento tem-se tornado um processo co-letivo, com graus de reciprocidade diversos, e que essa comunicação feita de pessoa para pessoa construiu uma plataforma de conteúdo que independeu da vontade de grandes grupos de mídia.

Biografia do Autor

Ana Célia da Rocha Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Jornalismo pelo Departamento de Comunicação Social da UFAL.

Ana Paula de Siqueira Saldanha, Universidade Federal de Alagoas

Orientadora do trabalho e professora adjunta da UFAL. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos