O fluxo comunicacional e o agendamento na era da mídia digital: redefinição de paradigmas

Autores

  • Ana Célia da Rocha Santos Universidade Federal de Alagoas image/svg+xml
  • Ana Paula de Siqueira Saldanha Universidade Federal de Alagoas image/svg+xml

Resumo

O presente estudo integra dois conceitos: a noção do movimento comunica-cional em duplo fluxo, englobando a idéia de líder de opinião, e o processo de agen-damento. Para tanto, sugerimos num primeiro momento que estes dois conceitos estão interligados e propomos a análise dos efeitos da internet na comunicação, consideran-do uma leitura crítica de ambas as teorias e a realização de pesquisa empírica do apli-cativo Twitter, em contraponto aos tradicionais meios de comunicação brasileiros. Desta maneira, compreendemos que o agendamento tem-se tornado um processo co-letivo, com graus de reciprocidade diversos, e que essa comunicação feita de pessoa para pessoa construiu uma plataforma de conteúdo que independeu da vontade de grandes grupos de mídia.

Biografia do Autor

  • Ana Célia da Rocha Santos, Universidade Federal de Alagoas
    Graduanda em Jornalismo pelo Departamento de Comunicação Social da UFAL.
  • Ana Paula de Siqueira Saldanha, Universidade Federal de Alagoas
    Orientadora do trabalho e professora adjunta da UFAL. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos