O blog fatos e dados e sua articulação com a esfera de visibilidade pública

Autores

  • Nina Santos Universidade Federal da Bahia
  • Wilson Gomes Universidade Federal da Bahia

Resumo

Com o intuito de publicizar informação sobre si própria, a Petrobras deci-diu, em 2009, criar um blog próprio, passando a se comunicar diretamente com o ci-dadão. O blog “Fatos e Dados” compõe-se de postagens que abrangem não apenas a-tividades da empresa, mas também comunicações diretas com os grandes media, além de comentários de leitores. Sem desconsiderar a existência dos grandes media, a Pe-trobras criou uma alternativa de comunicação, utilizando-se das potencialidades que um blog é capaz de proporcionar. Através da análise de postagens, comentários e fer-ramentas utilizadas, esse trabalho pretende compreender como essa estratégia de co-municação foi construída e que objetivos vem conseguindo atingir, no que tange à sua inserção na esfera de visibilidade pública e os reflexos disso na comunicação direta com o cidadão. A pesquisa resultou no entendimento do caso de análise como uma in-teressante tentativa de articulação entre as informações divulgadas pelos media, a ver-são de uma empresa majoritariamente estatal e a comunicação direta com os cida-dãos, sem, no entanto, estabelecer nenhuma vinculação entre a discussão pública e a tomada de decisões políticas.

Biografia do Autor

Nina Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Wilson Gomes, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos