Fronteiras entre jornalismo e publicidade e suas implicações éticas: foco na Folha de São Paulo e veja.com

Autores

  • Juliana Sampaio de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Patrícia A. Oliveira de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Ana Paula Bragaglia Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este trabalho analisa como a publicidade se insere na narrativa jornalística nos tempos atuais e quais as implicações éticas daí derivadas. Como metodologia, utiliza-se a análise de conteúdo em uma edição do jornal impresso Folha de São Paulo e do site da revista Veja. Os principais resultados apontam para que, enquanto não melhorar sua receita, a mídia impressa continuará refém das praticas publicitárias, e que a internet aquece essa dependência, pois ainda não há um meio eficaz de captar recursos com a versão on line dos periódicos.

Biografia do Autor

Juliana Sampaio de Souza, Universidade Federal Fluminense

Estudante do 3º período de jornalismo da UFF.

Patrícia A. Oliveira de Souza, Universidade Federal Fluminense

Estudante do 3º período de jornalismo da UFF. 

Ana Paula Bragaglia, Universidade Federal Fluminense

Orientadora do trabalho e professora Adjunto da UFF. Doutora em Psicologia Social e Mestre em Comunicação pela UERJ. Graduada em Comunicação Social – Publicidade. Pesquisadora focada principalmente na temática da ética publicitária e da comunicação em geral. Membro do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência.

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Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos