Fronteiras entre jornalismo e publicidade e suas implicações éticas: foco na Folha de São Paulo e veja.com

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Resumo

Este trabalho analisa como a publicidade se insere na narrativa jornalística nos tempos atuais e quais as implicações éticas daí derivadas. Como metodologia, utiliza-se a análise de conteúdo em uma edição do jornal impresso Folha de São Paulo e do site da revista Veja. Os principais resultados apontam para que, enquanto não melhorar sua receita, a mídia impressa continuará refém das praticas publicitárias, e que a internet aquece essa dependência, pois ainda não há um meio eficaz de captar recursos com a versão on line dos periódicos.

Biografia do Autor

  • Juliana Sampaio de Souza, Universidade Federal Fluminense
    Estudante do 3º período de jornalismo da UFF.
  • Patrícia A. Oliveira de Souza, Universidade Federal Fluminense
    Estudante do 3º período de jornalismo da UFF. 
  • Ana Paula Bragaglia, Universidade Federal Fluminense
    Orientadora do trabalho e professora Adjunto da UFF. Doutora em Psicologia Social e Mestre em Comunicação pela UERJ. Graduada em Comunicação Social – Publicidade. Pesquisadora focada principalmente na temática da ética publicitária e da comunicação em geral. Membro do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência.

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Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos