Informação e cidadania: O papel da disseminação de conhecimento na transformação social

Autores

  • Ana Cristina Suzina

Resumo

O presente trabalho não analisa nem emite nenhum tipo de juízo de valor sobre as atividades e/ou planos de comunicação desenvolvidos e aplicados pelas organizações mencionadas. Parte de experiências e observações da atividade profissional desta pesquisadora realizada nelas para refletir sobre como informações técnicas e científicas podem ser de tal modo disseminadas que gerem processos de mobilização social junto aos públicos acionados e qual o papel dos veículos institucionais neste processo. Trata-se, portanto, mais do que de uma análise de comunicação organizacional, de uma proposta de reflexão acerca do papel da informação na tomada de decisão para a participação cidadã. Resumo Esta reflexão é fruto de um exercício em andamento, no curso de especialização em Sociologia Política na UFPR, e especialmente, de observações realizadas durante minha experiência profissional. Em quatro anos na Pastoral da Criança, pude observar como conceitos técnicos e científicos se tornavam palavra comum entre barracos e casebres em favelas e distantes rincões de todo o Brasil. Os quatro anos seguintes estiveram e continuam relacionados com a produção científica, nas assessorias de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e na Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Muito além da própria atividade desenvolvida nessas organizações, senti-me provocada a pensar o quanto a informação devidamente transmitida e disseminada favorece a participação cidadã, a mobilização e a transformação social. Palavras-chave: Comunicação Alternativa; Jornalismo; Participação Social; Cidadania; Informativos Institucionais Abstract This reflection is result of an exercise that is in process at the present time, in my studies for the specialization course on Political Science at Universidade Federal do Paraná. It also comes from empirical analysis that I have been making during my professional experiences. During four years working at Pastoral da Criança, I could observe how technical and scientific concepts became popular words in poor communities all over Brazil. The four following years were and still are related to scientific production, in my work as communications advisor at Universidade Metodista de São Paulo and at Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Besides the work done in these institutions, I felt asked to think about how important the broadcasting of information is to strengthen the social participation, the citizenship, the mobilization and the transformation. Key-words : Alternative Communication; Journalism; Social participation; Citizenship; House Organs Resumen Esta reflexión es resultado de un ejercicio todavía en construcción en los estudios que hago en el curso de Sociología Política en la Universidade Federal do Paraná. Viene también de observaciones hechas durante mis actividades profesionales. En cuatro años de trabajo en la Pastoral da Criança, he podido observar como conceptos técnicos y científicos se transformaban en palabras sencillas y populares en medio de las comunidades pobres en las más distintas regiones del Brasil. Los cuatro años siguientes, los dediqué y sigo dedicando mi trabajo a organizaciones relacionadas a la producción científica, primero en la asesoría de comunicación de la Universidade Metodista de São Paulo y luego en la Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Además de los trabajos realizados en estas organizaciones, personalmente, sentí la necesidad de analizar la importancia de la difusión de informaciones como instrumento para fortalecer la participación ciudadana, la movilización y la transformación social. Palabras clave: Comunicación Alternativa; Periodismo; Participación social; Ciudadanía; Informativos Institucionales.

Biografia do Autor

Ana Cristina Suzina

Jornalista, Especialista em História Cultural, autora de artigos relacionados a processos de comunicação em organizações da sociedade civil e uma das organizadoras da primeira edição do livro : Mutirão Brasileiro de Comunicação.

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Publicado

2007-05-11

Edição

Seção

Dossiê