Patricia Thomaz
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Resumo
Este artigo investiga a linguagem experimental da videorreportagem, uma forma de produção alternativa que surgiu no Brasil na década de 1980 e se popularizou nos últimos anos. A pesquisa desvenda a possibilidade de experimentação tanto na forma de produção, como na composição de uma linguagem inovadora. Demonstra ainda como a videorreportagem amplia o horizonte de criação do jornalista ao permitir trabalhar a subjetividade, propiciando novos significados na mensagem televisual.
Palavras-chave:Telejornalismo; Videorreportagem; Linguagem Experimental; Produção de Mídia Alternativa.
Abstract
The current article investigates the experimental language of video reportage, a type of alternative production that appeared in Brazil during the 80 s and became popular in the beginning of the 21st century. This research shows the possibility of experimenting both in the ways of production and in the constitution of an innovative language and also shows how the video reportage broadens the horizons of the professional s creation as it allows him/her to work with subjectivity, providing new meanings for the televisual language.
Key-words
TV News Program; Video reportage; Experimental language; Production of Alternative Media.
Resumen
El artículo investiga el lenguaje experimental del video reportaje, una forma de producción alternativa surgida en Brasil en la década de 1980 y popularizada a inicios del siglo XXI. El estudio muestra la posibilidad de experimentaciones, tanto en los modos de producción, como en la composición de un lenguaje innovador. El trabajo demuestra también como el video reportaje amplía el horizonte de creación del profesional al permitir trabajar la subjetividad, propiciando nuevas sensaciones en el lenguaje televisual.
Palabras-clave: Periodismo Televisivo; Video Reportaje; Lenguaje Experimental; Producción de Medios de Comunicación Alternativos.
Biografia do Autor
Patricia Thomaz, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Patricia Thomaz é jornalista e especialista em propaganda e marketing pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, mestre em comunicação pela Universidade de Marília - UNIMAR e professora do departamento de comunicação social da Universidade Federal do Paraná - UFPR.