Erika dos Santos Zuza
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo
O estudo do impacto e uso dos blogs no mundo corporativo é recente no Brasil e no mundo. Atualmente a ferramenta é usada principalmente como diários pessoais, ou seja, páginas em que o autor expressa opiniões e percepções a cerca de si mesmo ou do mundo que o cerca. Devido à interatividade o blog vem conquistando um terreno novo na internet e está sendo adotado por organizações jornalísticas como ferramenta corporativa de comunicação e divulgação de informações estratégicas. Visando contribuir para a geração de conhecimento a cerca da aplicação do blog pelas empresas jornalísticas brasileiras, este artigo propõe uma análise das características desta ferramenta, através de pesquisa aplicada nos blogs disponíveis nos sites do jornal O Globo, do programa Fantástico da TV Globo e das revistas Super Interessante e Você S/A, publicadas pela Editora Abril.
Palavras-Chave : Blog; Jornalismo; Internet.
Abstract
The study about the impact and use of weblogs at corporative world is recent on Brazil and at world. Nowadays the tool is used mainly like personal diaries, where the author express his opinions and perceptions about himself or of the world which he lives. Due to interactive, the weblog is overcome a new territory on the web and is accepted in journalistic organizations like corporative communication tool and for publishing with strategies informations. To contribute for knowledge generation and about application of blog for Brazilian journalistic business, this paper propose an analyses about of the characteristics of this tool, through by research applied at blogs on sites of O Globo newspaper, the TV program Fantástico of Globo TV, Super Interessante and Você S/A magazines published of April Company.
Key-words: Weblog; Online Journalism; Internet
Resumen
El estudio del impacto y uso de los blogs en el mundo corporativo es reciente en Brasil y en el mundo. Actualmente la herramienta es usada principalmente como diarios personales, o sea, páginas en que el autor expresa opiniones y percepciones acerca de sí mismo o del mundo que lo cerca. Debido a la interacción el blog viene ganando terreno en internet y está siendo adoptado por organizaciones periodísticas como herramienta corporativa de comunicación y divulgación de informaciones estratégicas. Visando contribuir para la generación del conocimiento acerca de la aplicación del blog por las empresas periodísticas brasileñas, este artículo propone un análisis de las características de esta herramienta, a través de la investigación aplicada en los blogs disponibles en los sítios del periódico O Globo, del programa Fantástico de La TV Globo y de las revistas Super Interessante y Você S/A, publicadas por La Editora Abril.
Palabras-clave : Blog; Periodismo; Internet.
Biografia do Autor
Erika dos Santos Zuza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharel em Comunicação Social, UFRN; Jornalista Profissional DRT-RN 968; Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação; Professora substituta nos cursos de Jornalismo e Radialismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Concluinte do curso de Especialização em Jornalismo Econômico da UFRN; Sócia do Intercom e integrante do Núcleo de Pesquisa de Jornalismo.