Midiatização e Comunicação Organizacional

Autores

  • Daiana Stasiak
  • Eugenia Mariano da Rocha Barichello

Resumo

A comunicação das organizações ainda é estudada teoricamente por meio de modelos lineares e instrumentais de comunicação, não contemplando a sua inserção em uma sociedade mais complexa. Nesse contexto, este ensaio teórico visa retomar, através da pesquisa do estado da arte de alguns trabalhos da área de comunicação, conceitos funcionalistas com intuito de demonstrar que sua utilização não é mais compatível com o modelo social vigente, que tem a midiatização como um processo de referência e no qual a internet traz fluxos de comunicação e patamares de interatividade compatíveis com a atualização das práticas comunicacionais. As considerações finais apontam a midiatização como um conceito basilar para que as organizações internalizem os processos de mudança e se adaptem às demandas do seu tempo. Palavras-chave: Teorias da comunicação; Comunicação organizacional; Midiatização Abstract Organisational communications is still theoretically studied through linear and instrumental communication models, not contemplating its insertion in a more complex society. In this context, this theoretical essay aims to revisit some funcionalist concepts in order to show its usage is not compatible anymore with the current social model. This model has mediatisation as its reference process, and internet brings communication flows and interactivity patterns that are compatible with the updating of communicative practices. Finally, mediatisation is pointed out as a basic concept for the organisations to internalise the change processes and adapt themselves to the current demands. Key-words: Theory of communication; organisational communication: mediatisation. Resumen La comunicación de las organizaciones todavía se estudia teóricamente por medio de los modelos lineares e instrumentales de la comunicación, no comtemplando su inserción en una sociedad más compleja. En ese contexto, ese análisis teórico tiene como objetivo para volver a tomar conceptos de algunos funcionalistas con la intención de demostrar que su uso no es más compatible con el modelo social efectivo, que tiene la mediatización como un proceso de referencia y en cuál a Internet trae flujos de comunicación y plataformas de interatividade compatibles con la actualización de las prácticas comunicacionais. Finalmente, señalamos la mediatización como concepto fundamental para que las organizaciones internalizem los procesos de cambio y si adaptem a las demandas de su tiempo. Palabras-clave: Teorías de la comunicación; comunicación organizacional; mediatización

Downloads

Publicado

2007-10-11

Edição

Seção

Artigos