Sobre a Revista

Foco e Escopo

A INSÓLITA - Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinates do Insólito, da Fantasia e do Imaginário é uma publicação semestral da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Seu foco de interesse são os estudos interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário. Seu conteúdo privilegia a publicação de artigos científicos.

A INSÓLITA é editada em volumes anuais compostos de 2 (dois) números, publicados em separado, a cada semestre. O primeiro volume anual deve ser publicado até 30 de Junho e, o segundo volume até 31 de Dezembro do ano corrente.

A revista publica textos em português, inglês, espanhol e francês. Artigos em outras línguas deverão ser previamente traduzidos para o português.

A Insólita tem como objetivos primordiais:

a) divulgar a produção científica dos estudos interdisciplinares de horror, fantasia e ficção científica;
b) estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores de horror, fantasia e ficção científica;
c) fomentar o intercâmbio de informações e experiências, no âmbito das linhas de pesquisa dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, com outras instituições nacionais ou estrangeiras, congêneres;
d) contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos submetidos é feita, inicialmente, pelos Editores, que verificam se os trabalhos submetidos estão de acordo com as normas de publicação da revista, consideram sua pertinência em relação ao escopo, bem como em relação à temática do dossiê ao qual foi feita a submissão, se for o caso. Somente as submissões admitidas pelos Editores são encaminhadas a avaliadores (membros do Conselho Editorial Científico ou consultores ad hoc, ambos constituídos por professores doutores e investigadores da área) para emissão de parecer.

A avaliação é realizada por dois pareceristas, no processo blind peer review ("duplo-cego"), sem acesso a informações sobre a autoria do texto. Havendo divergência entre o primeiro par de avaliadores, a submissão é encaminhada a um terceiro avaliador. As duas avaliações coincidentes (incluindo possíveis pedidos de correções) constituirão o resultado final, implicando aceitação ou recusa da submissão.

No caso de dossiês, o(s) editor(es) convidados ficam responsáveis pela convocação dos responsáveis pela avaliação dos textos, que também ocorre no regime "duplo-cego".

Resenhas, entrevistas e demais textos são avaliados apenas pelos Editores de Seção. Esses editores também podem, excepcionalmente, convidar algum autor para produzir textos para uma determinada edição.

Nos casos de traduções, os Editores podem avaliar a pertinência mediante ao ineditismo do texto em língua diferente do original.

Periodicidade

A INSÓLITA é editada em volumes anuais compostos de 2 (dois) números, publicados em separado, a cada semestre. O primeiro volume anual deve ser publicado até 30 de Junho e, o segundo volume até 31 de Dezembro do ano corrente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.