Autores
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Juliana Cristina Borges Monteiro
Universidade Federal de Pernambuco
Resumo
Este trabalho procura identificar características estéticas e narrativas do subgênero folk horror no cinema brasileiro a partir da análise de três filmes escolhidos por reverberarem uma leitura do conceito folclore, atrelado ao período colonial e escravagista brasileiro. São eles: O diabo mora aqui (2015, Dante Vescio; Rodrigo Gasparini), O Juizo (2019, Andrucha Waddington) e O nó do diabo (2017, Ramon Porto Mota; Jhésus Tribuzi; Ian Abé; Gabriel Martins). A discussão se baseia na definição de folk horror do autor Adam Scovell (2017) e nos textos do sociólogo Clóvis Moura.
Biografia do Autor
Juliana Cristina Borges Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e integrante do grupo de pesquisa Lápis – Laboratório de Análise de Imagem e Som na UFPE. Professora dos cursos de Cinema e Rádio, TV e Internet na Universidade Anhembi Morumbi.
Seção
Dossiê: Estudos do Insólito e do Horror no Audiovisual
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