Da informação à liberdade: um percurso de conhecimento

Autores

  • Jorge Borges
  • Vicentina Ramires

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1442

Palavras-chave:

Comunicação. Informação. Conhecimento. Cidadania. Liberdade.

Resumo

O presente texto revisa a literatura sobre o estudo da informação, considerando-a, simultaneamente, produto e produtora do processo de disseminação do conhecimento.Além de apresentar o fluxo que se desenha entre o nascimento da informação e sua transformação em saber, o artigo inicia uma discussão sobre o conhecimento e sua ligação com a liberdade. Neste aspecto, o conceito de cidadania é apresentado, considerando-a uma conquista do indivíduo e um meio capaz de fazer com que a sociedade conceba seu próprio processo de desenvolvimento. Ao analisar as ideias exploradas pela pesquisa bibliográfica, propõe-se um novo olhar sobre os estudo dos meios de Comunicação, apontando a informação como a base para se alcançar objetivos prospectivos de liberdade.

Biografia do Autor

Jorge Borges

Professor do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Boa Viagem,Recife-PE, Brasil. Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. E-mail: jorgesb@uol.com.br

Vicentina Ramires

Professora Adjunta nos Programas de Mestrado em História e de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFPE, Recife-PE, Brasil. Doutora em Linguística pela UFPE. E-mail: diretoria@dlch.ufrpe.br

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Publicado

02-01-2013

Como Citar

BORGES, J.; RAMIRES, V. Da informação à liberdade: um percurso de conhecimento. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1442. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1442. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos