Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1448Palavras-chave:
Relações raciais. Racismo. Publicidade. Jornais. Mídia.Resumo
O artigo discute algumas formas específicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) observadas em publicidade divulgada em jornais paranaenses. A partir de banco de dados sobre o negro em três jornais impressos de Curitiba, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, entre os anos de 2005 e 2007, foram realizadas uma série de análises sobre aspectos específicos, entre as quais análises de amostras das peças publicitárias dos jornais. Tais peças foramsubmetidas a técnicas de análise de conteúdo e de análise crítica de discurso, analisando as relações entre personagens brancas(os) e negras(os). Os resultados apontam: presença e valorização de certos aspectos de personagens negros; permanência da sub-representação destes e da “branquidade normativa”, o branco como norma de humanidade; vinculado a essa a expressão de uma “estética ariana”; a manutenção de velhas e novas formas de hierarquização entre brancos e negros e de estereotipia em relação a personagens negros.Downloads
Publicado
02-01-2013
Como Citar
SILVA, P. V. B. da; ROCHA, N. G. da; SANTOS, W. O. dos. Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1448. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1448. Acesso em: 25 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos