Produção e estética dos conteúdos televisivos em ambiente de convergência: o caso da TV Unesp

Autores

  • Ana Silvia Lopes Davi Médola

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1450

Palavras-chave:

Televisão. Convergência. Produção Multimídia. Conectividade, Comunicação Colaborativa.

Resumo

Novos processos de produção de conteúdo estão reconfigurando os organogramas e os fluxogramas de setores ligados à criação de programas informativos e de entretenimento nas emissoras de televisão. A elaboração de conteúdos centrados em um modo de Comunicação que procura contemplar a participação e a colaboração da audiência nas construções discursivas impõe a existência de estruturas capazes de responder às demandas de uma plataforma multimídia, engendrada por tecnologias que possibilitem a conectividade entre os diversos dispositivosmóveis e portáteis. Além de evidenciar os desafios de caráter organizacional, o presente trabalho, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, tem como objetivo discutir as implicações estéticas dos conteúdos gerados para o consumomultimídia. Assim, toma como objeto de análise a estrutura e a programação da Televisão Universitária Unesp, da Universidade Estadual Paulista, em fase de implantação no campus de Bauru-SP.

Biografia do Autor

Ana Silvia Lopes Davi Médola

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (mestrado acadêmico) e da Pós-Graduação em TV Digital (mestrado profissional), Faculdade de Ciências Humanas, Artes, Arquitetura e Comunicação, UniversidadeEstadual Paulista – FAAC/UNESP, Bauru-SP, Brasil. Diretora da TV Unesp. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP (2004-2007), vice-presidente da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2007-2009) e vice-presidente da SOCICOM – Federação Brasileira da Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (2008-2012). E-mail: anasilviamedola@gmail.com

Downloads

Publicado

02-01-2013

Como Citar

MÉDOLA, A. S. L. D. Produção e estética dos conteúdos televisivos em ambiente de convergência: o caso da TV Unesp. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1450. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1450. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos