Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola

Autores

  • Jefferson Cabral Azevedo
  • Fabiana Aguiar de Miranda
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1453

Palavras-chave:

Bullying. Redes Sociais. Psicanálise. Ciberbullying. Estruturas psíquicas.

Resumo

Estudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais.

Biografia do Autor

Jefferson Cabral Azevedo

Mestrando no Programa de Cognição e Linguagem , Bolsista Faperj, Centro de Ciências do Homem, Universidade do Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF. Professor de Psicologia e Administração na Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC e Instituto Nossa Senhora da Glória, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil. E-mail: jefpsi@gmail.com

Fabiana Aguiar de Miranda

Mestranda no Programa de Cognição e Linguagem, Bolsista Faperj, Centro de Ciências do Homem Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Campos dos Goytacazes-RJ. E-mail: fabianaaguiar09@gmail.com

Carlos Henrique Medeiros de Souza

Professor doutor Associado e coordenador do Mestrado de Cognição e Linguagem, Centro de Ciências do Homem, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Autor de 6 livros, 26 artigos em diversas revistas nacionais e internacionais, Campos dos Goytacazes- RJ, Brasil. E-mail:chmsouza@gmail.com.

Downloads

Publicado

02-01-2013

Como Citar

AZEVEDO, J. C.; MIRANDA, F. A. de; SOUZA, C. H. M. de. Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1453. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1453. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos