As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo

Autores

  • Margarida M. Krohling Kunsch

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1454

Palavras-chave:

Comunicação. Organizações. Dimensões. Humanização. Pesquisa

Resumo

Na perspectiva de que a Comunicação que ocorre no dia a dia nas organizações assume, entre outras, três principais dimensões (humana, instrumental e estratégica), o principal objetivo desta pesquisa empírica foi verificar, junto a umaamostra representativa de empresas atuantes no território brasileiro, como essas dimensões estão presentes nas práticas cotidianas de Comunicação. Aplicou-se questionário junto a 36 empresas a partir de uma a mostra de 258. Os dados obtidos mostram que a Comunicação vem sendo praticada nessas três dimensões. As organizações evoluíram gradativamente dos modelos mecânicos da transmissãounilateral de informações para a implantação de processos comunicativos mais interativos. No entanto, ainda falta uma Comunicação que permita a abertura de canais dialógicos de fato e que possibilite maior valorização das pessoas. 

Biografia do Autor

Margarida M. Krohling Kunsch

Professora doutora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Escola de Comunicações e Artes da Universidade -ECA, Universidade de São Paulo. Autora e organizadora coletâneas de Comunicação, ComunicaçãoOrganizacional e Relações Públicas. Foi presidente, em duas gestões, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic) e da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). Ex-presidente da Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom). É presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) e vice presidente da AssIbercom associação Iberoa-Americana da Comunicação. São Paulo-SP, Brasil. E-mail: mkkunsch@usp.br.

Downloads

Publicado

02-01-2013

Como Citar

KUNSCH, M. M. K. As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1454. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1454. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos