O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1458Palavras-chave:
Escola Austríaca de Economia. Negócio de produção da música. Direitos autorais. iTunes. Jamendo.Resumo
Este artigo tem por tema a produção de música no século 21. Mais especificamente, objetiva analisar como suportes de distribuição Web afetam o negócio da música do ponto de vista de quem a produz. A partir de levantamento bibliográficosobre a Escola Austríaca de Economia, sobre as reconfigurações do negócio da música em função das plataformas de distribuição Web e sobre os modelos de propriedade intelectual (copyleft e copyright), pergunta-se: que modelo se torna mais vantajoso para o músico? Em que sentido? Para tanto, os objetos do estudo comparativo são os sites Jamendo e iTunes. Percebe-se que nenhum dos modelos analisados supera o modelo tradicional em termos de compensação financeira, apesar da quantidade inferior de intermediários envolvida. No entanto, a questão criativa fica favorecida.Downloads
Publicado
02-01-2013
Como Citar
MONTARDO, S. P.; PETERS, V. R. O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1458. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1458. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos