O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes

Autores

  • Sandra Portella Montardo
  • Vitor Ribeiro Peters

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1458

Palavras-chave:

Escola Austríaca de Economia. Negócio de produção da música. Direitos autorais. iTunes. Jamendo.

Resumo

Este artigo tem por tema a produção de música no século 21. Mais especificamente, objetiva analisar como suportes de distribuição Web afetam o negócio da música do ponto de vista de quem a produz. A partir de levantamento bibliográficosobre a Escola Austríaca de Economia, sobre as reconfigurações do negócio da música em função das plataformas de distribuição Web e sobre os modelos de propriedade intelectual (copyleft e copyright), pergunta-se: que modelo se torna mais vantajoso para o músico? Em que sentido? Para tanto, os objetos do estudo comparativo são os sites Jamendo e iTunes. Percebe-se que nenhum dos modelos analisados supera o modelo tradicional em termos de compensação financeira, apesar da quantidade inferior de intermediários envolvida. No entanto, a questão criativa fica favorecida.

Biografia do Autor

Vitor Ribeiro Peters

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos (Unisinos)-São Leopoldo, RS, Brasil. E-mail: vitorpeters@hotmail.com

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Publicado

02-01-2013

Como Citar

MONTARDO, S. P.; PETERS, V. R. O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1458. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1458. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos