A ecologia flusseriana da Comunicação: ideias e conceitos chave

Autores

  • Marlson Assis de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1459

Palavras-chave:

Vilém Flusser. Ecologia da Comunicação. Escalada da Abstração. Funcionário. Sujeito.

Resumo

Vilém Flusser e sua ecologia da Comunicação ainda continuam desconhecidos. O filósofo ensaísta, judeu theco, naturalizado brasileiro, veio para o Brasil em 1940, fugindo do nazismo. No Brasil foram 32 anos de enfrentamentos e engajamentos. Sua comunicologia é profundamente marcada pela experiência brasileira. Destaco sete idéias-chave do seu pensamento comunicacional: A religiosidade como metáfora do senso de realidade; O consumo e a nulodimensão; A Escalada da Abstração; As três grandes catástrofes; O conceito de Funcionário; O produto dos meios de Comunicação – indivíduos hipnógenos; O conceito de Sujeito. A comunicologia flusseriana é: nômade, mestiça, multicultural e antropofágica. Urge resgatarmos seu pensamento instigador e crítico nas análises da sociedade midiática.

Biografia do Autor

Marlson Assis de Araújo

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, teólogo com convalidação pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção- SP, pesquisador do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC) na área de Mídia e Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC - SãoPaulo-SP, Brasil. E-mail: marlson@uol.com.br

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Publicado

02-01-2013

Como Citar

ARAÚJO, M. A. de. A ecologia flusseriana da Comunicação: ideias e conceitos chave. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1459. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1459. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena