<b>Muchos medios en pocas manos: concentración televisiva y democracia en América Latina</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i1.146Palavras-chave:
Concentração, Cultura política, Televisão na América LatinaResumo
A concentração dos meios de comunicação parecem ser reconhecidas como um obstáculo à pluralidade. Em diversas regiões do mundo existem limites legais para a concentração de muitos meios em poucas mãos, mas na América Latina este não parece ser um tema de destaque na discussão sobre os veículos. Neste artigo, examina-se o agrupamento de recursos comunicacionais em quatro grandes grupos midiáticos e, a partir do Índice Herfindahl - usados para medir a concentração de mercados econômicos -, estabelece-se um índice de concentração da televisão na Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela. Mais adiante, estes dados são comparados com indicadores de cultura política destes países para determinar se há relação entre a concentração da televisão e a propagação de valores cidadãos, como o apreço pela democracia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.