A TV digital interativa terrestre e o público brasileiro: reflexões pela manutenção de uma relação de afeto

Autores

  • Carlos Eduardo Marquioni

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1461

Palavras-chave:

TV digital interativa. Letramento. Oralidade. Performance. Inclusão digital.

Resumo

Ao mesmo tempo em que os recursos de interatividade da TV digital terrestre do Brasil podem promover inclusão digital, eles também tendem a provocar variações na experiência de assistir televisão. Considerando a hipótese que o afeto desenvolvido pelo público em relação à TV pode ser justificado pelo caráter oral do brasileiro, e a partir do fato que a realização de interações mais sofisticadas requer algum letramento por alfabetização, o artigo apresenta (i) reflexões relacionadas ao risco de afastamento de parcela significativa do público brasileiro de televisão (que possui limitações de alfabetização) com a chegada da interatividade e (ii) uma sugestão inicial de abordagem que pode aproximar esse público potencialmente excluído pela necessidade de alfabetização dos recursos de interatividade da nova TV. O artigo aborda conceitualmente – por meio da noção chave de cultura – o potencial estranhamento do público com a interatividade, culminando com a apresentação que é possível utilizar recursos da própria televisão interativa para proporcionar um nível de letramento por alfabetização suficiente para realizar interações sofisticadas na TV interativa brasileira, via abordagem performancial.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marquioni

Professor da Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em Curitiba-PR, Brasil. Doutorando em Comunicação e Linguagens na Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Software (particularmente na definição de processos para desenvolvimento, qualidade e gestão de aplicativos de software). E-mail: cemarquioni@uol.com.br

Downloads

Publicado

02-01-2013

Como Citar

MARQUIONI, C. E. A TV digital interativa terrestre e o público brasileiro: reflexões pela manutenção de uma relação de afeto. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v35i2.1461. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1461. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena