<b>Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i1.155Palavras-chave:
Economia Política da Comunicação. Jornalismo online. Políticas de comunicação. Processos midiáticos. Audiovisual.Resumo
O artigo estuda o papel do blog jornalístico no espaço público, detendo-se no caso da eleição presidencial brasileira de 2006. A partir do enfoque teóricometodológico da Economia Política da Comunicação (EPC), numa perspectiva ampla, objetiva-se demonstrar como, na blogosfera, foi formado um ambiente para circulação de informações em sentido diferenciado do fluxo da grande mídia. À luz da revisão bibliográfica, analisa-se um conjunto de blogs que abordaram a eleição para presidente da República, constatando que a blogosfera configurouse como um pólo de reação à campanha da mídia hegemônica, de manipulação da cobertura eleitoral. Sem superestimar o poder dos blogs - inseridos que estão num meio, a Internet, cada vez mais demarcado pela lógica dos capitais e, além o mais, integrantes de um sistema envolvido pelo capitalismo -, conclui-se que se trata de uma força capaz de pautar as indústrias culturais tradicionais.Downloads
Publicado
23-04-2010
Como Citar
BOLAÑO, C. R. S.; BRITTOS, V. C. <b>Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 1, p. Pag. 237, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i1.155. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/155. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos