A Google, o sistema de media e a agregação de informação

Autores

  • Francisco Rui Cádima

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i1.1666

Palavras-chave:

Media. Informação. Convergência. Agregação de notícias. Intermediários digitais.

Resumo

A complexidade do modelo de convergência entre os media tradicionais e os novos media passa por um tempo de provação em torno do confronto que se tem verificado entre a Google e os editores de imprensa. A proposta é dirimir algumas questões que têm sido fracturantes para o actual modelo de migração para o digital, a saber: economia interconectada versus sistema tradicional de propriedade intelectual; sistemas de intermediação do acesso à informação (motores, agregadores, social media) versus sites de notícias dos media tradicional. A solução que se venha a encontrar para este contencioso poderá, no entanto, não resolver uma outra questão que não é de menor relevância e que integra o dispositivo técnico e algorítmico dos novos intermediários digitais: o condicionamento da matéria noticiosa e, portanto, do pluralismo e diversidade da informação.

Downloads

Publicado

18-06-2013

Como Citar

CÁDIMA, F. R. A Google, o sistema de media e a agregação de informação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 1, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i1.1666. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1666. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos