Ciência e Tecnologia em um programa de infotainment: uma análise de conteúdo da cobertura do Fantástico

Autores

  • Flávia Natércia da Silva Medeiros
  • Marina Ramalho
  • Cristina Caldas
  • Luiza Massarini

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i1.1671

Palavras-chave:

Televisão. Infotainment. Ciência e Tecnologia. Análise de conteúdo.

Resumo

Apesar do espaço crescente que a Ciência e a Tecnologia (C&T) têm ocupado na grade televisiva, poucos estudos se dedicam a examinar como programas de infotainment abordam esses temas. O objetivo deste estudo é analisar a cobertura de C&T realizada pelo programa dominical Fantástico, da Rede Globo, de modo
a identificar suas principais características e o espaço ocupado por estes temas na agenda do programa. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Verificamos, entre outros aspectos, que a área de conhecimento abordada com maior frequência é a de Medicina & Saúde e que predominaram os frames “nova pesquisa” e  “personalização”. Cientistas e médicos, além de cidadãos comuns, foram as fontes mais consultadas, sugerindo que Fantástico busca conciliar a construção de credibilidade e a identificação com as audiências.

Downloads

Publicado

18-06-2013

Como Citar

MEDEIROS, F. N. da S.; RAMALHO, M.; CALDAS, C.; MASSARINI, L. Ciência e Tecnologia em um programa de infotainment: uma análise de conteúdo da cobertura do Fantástico. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 1, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i1.1671. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1671. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos