Proposta de uma matriz de análise de estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade presentes em blogs corporativos

Autores

  • Elisangela Lasta
  • Eugenia Mariano da Rocha Barichello

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i1.1677

Palavras-chave:

Processos comunicacionais. Blog corporativo. Estratégias sociotécnicas. Visibilidade e legitimidade mediadas. Comunicação Organizacional.

Resumo

Os processos comunicacionais propostos pelos atores sociais na mídia digital implicam na sociotécnica relativa a essa mídia/blog corporativo. Essa dinâmica, no contexto da Comunicação Organizacional, se entrelaça a estratégias de visibilidade e de legitimidade. O estudo objetivou apresentar o  desenvolvimento da matriz de análise de estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade presentes em blogs corporativos. A metodologia utilizou a pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010) a partir da  observação encoberta e não participativa do campo de estudo e da triangulação de técnicas metodológicas com a matriz de tipificação de blogs (PRIMO, 2008a, 2008b, 2010) e a articulação entre teoria e dados empíricos. A matriz aqui proposta busca contribuir com a demanda de compreensão dos processos de Comunicação na dinâmica relativa à mídia digital/blog corporativo no âmbito estratégico.

Downloads

Publicado

18-06-2013

Como Citar

LASTA, E.; BARICHELLO, E. M. da R. Proposta de uma matriz de análise de estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade presentes em blogs corporativos. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 1, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i1.1677. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1677. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos