<b>Diretrizes para uma teoria da enunciação da recepção publicitária</b>

Autores

  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i2.168

Palavras-chave:

Enunciação, Publicidade, Recepção, Produção de sentido, Consumo

Resumo

Este artigo mostra alguns resultados teóricos da nossa pesquisa sobre a enunciação midiática publicitária. Nesta oportunidade, apresentamos as reflexões referentes à enunciação publicitária no pólo da recepção, a partir da inter-relação das teorias da enunciação com as teorias da recepção. O objetivo é promover a discussão sobre a enunciação estendida à produção de sentido do receptor. Assim, buscamos a formulação de diretrizes para a compreensão do fluxo da recepção publicitária nos contextos e situações de suas ocorrências. A metodologia para esta empreitada passa por uma revisão de literatura que demonstra a convergência entre os postulados da enunciação e da recepção. A principal conclusão que podemos extrair dessa reflexão é a possibilidade de entender o receptor da publicidade como um sujeito enunciatário em seus próprios contextos da vida ordinária.

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Publicado

29-11-2008

Como Citar

TRINDADE, E. <b>Diretrizes para uma teoria da enunciação da recepção publicitária</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 31, n. 2, p. Pág. 35, 2008. DOI: 10.1590/rbcc.v31i2.168. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/168. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos