<b>Drummond na imprensa: algumas crônicas das décadas de 1940 e 1950</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i2.172Palavras-chave:
Jornalismo, Literatura, Cr´nica, ImprensaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões iniciais de uma pesquisa realizada no Arquivo Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) sobre as crônicas do escritor Carlos Drummond de Andrade, publicadas na imprensa brasileira nas décadas de 1940 e 1950. São cerca de 600 textos dispersos em diversos jornais e revistas de várias partes do país. Na primeira etapa da pesquisa todos os textos foram organizados em ordem cronológica, uma vez que se encontravam separados por veículo. Em seguida, foi realizada a leitura de cada um deles e a redação de sua respectiva ficha catalográfica com resumo, nomes citados, data e veículo no qual foi publicado, entre outras informações. A partir de então foi feita uma análise mais detalhada dos recortes em função de temas específicos. Desde muito jovem Drummond escreveu em jornal e só cessou sua colaboração três anos antes de morrer. E, embora a notoriedade que alcançou tenha sido graças àpoesia, as crônicas são importantes para compreensão da sua obra. Percebe-se na leitura das crônicas escritas nas décadas de 1940 e 1950, o interesse pelo cotidiano e a relação estreita entre a literatura e o jornalismo.Downloads
Publicado
29-11-2008
Como Citar
TRAVANCAS, I. <b>Drummond na imprensa: algumas crônicas das décadas de 1940 e 1950</b>. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 31, n. 2, p. Pág. 123, 2008. DOI: 10.1590/rbcc.v31i2.172. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/172. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.