As Relações Públicas e o debate sobre a propaganda no período entre-Guerras

Autores

  • Francisco Rüdiger

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1880

Palavras-chave:

Relações públicas. Teoria e crítica. Propaganda política e institucional

Resumo

Originária dos Estados Unidos, as Relações Públicas são atividade cujo aparecimento e primeiras críticas estão ligadas à conversão da propaganda em fenômeno histórico de impacto político e intelectual. O artigo fornece elementos para o esclarecimento deste processo, ainda pouco notado entre os pesquisadores da Comunicação, pelo menos no Brasil. O principal salienta as linhas de convergência, mas, principalmente, de confronto entre sociedade e propaganda naquele país até o início da década de 1940. A abordagem segue um viés histórico, sem abrir mão da reflexão crítica sobre os materiais apresentados. Destacando o pioneirismo da obra de Noobar Danielian, marco inicial dos estudos de economia política de Comunicação, o texto conclui que as Relações Públicas foram transformadas em título de atividade profissional como forma de tentar legitimar, mas, também, de tirar de foco o escrutínio e criticismo que o fenômeno da propaganda havia despertado em vastos setores da sociedade norte-americana após a I Guerra Mundial.

Biografia do Autor

Francisco Rüdiger

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação (Famecos), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e do Curso de Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia Fabicos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, Brasil.

Publicado

07-06-2014

Como Citar

RÜDIGER, F. As Relações Públicas e o debate sobre a propaganda no período entre-Guerras. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1880. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1880. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos