O chão de fábrica da notícia: contribuições para uma economia política da práxis jornalística

Autores

  • Adriana Braga
  • Leonel Aguiar
  • Mara Bergamaschi

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1884

Palavras-chave:

Políticas do Jornalismo. Trabalho. Papel social do Jornalismo. Crise da narrativa. Estudos de Jornalismo.

Resumo

Há uma tradição de estudos de Jornalismo que nos chama atenção para como o jornal diário é produto das interações sociais no interior das redações e de micro políticas que afetam suas práticas. Atualmente, este cenário tem sido complexificado tanto pela introdução de tecnologias de Comunicação que impactam todas as etapas do processo produtivo jornalístico (da apuração à leitura) quanto pela formalização legal. Neste artigo de reflexão teórica, o objetivo é apresentar três pontos para discussão sobre a configuração atual da prática profissional do Jornalismo no Brasil, a saber: a) o debate sobre a regulamentação da formação e exercício do Jornalismo; b) o contexto das relações laborais no mercado de trabalho jornalístico; c) a crise da narrativa e do papel social do/a jornalista, considerando aspectos culturais, econômicos, políticos e tecnológicos. As incertezas da regulamentação da atividade jornalística, o contexto flutuante, a precarização das relações laborais neste mercado de trabalho e a crise da narrativa e do papel social dos jornalistas evidenciam um campo de disputas com amplas possibilidades em aberto.

Biografia do Autor

Adriana Braga

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Leonel Aguiar

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC-Rio). Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Mara Bergamaschi

Jornalista, escritora e consultora de Comunicação. Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Publicado

07-06-2014

Como Citar

BRAGA, A.; AGUIAR, L.; BERGAMASCHI, M. O chão de fábrica da notícia: contribuições para uma economia política da práxis jornalística. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1884. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1884. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos