A classificação da Publicidade e o discurso publicitário como fatores de construção das representações do rural

Autores

  • Laene Mucci Daniel
  • Nora Presno Amodeo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1893

Palavras-chave:

Representações sociais. Publicidade rural. Revista Globo Rural. Discurso publicitário.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa*** que analisou a representação sobre o rural na Publicidade da revista Globo Rural nas décadas de 1980, 1990 e de 2000. Os 384 anúncios foram analisados segundo o seguinte tratamento metodológico: classificação de suas categorias e conceitos publicitários; identificação de seus aspectos estruturais discursivos e semióticos, a partir de sua forma/arte e conteúdo/texto; e, codificação do conteúdo de suas mensagens. O objetivo, neste trabalho é descrever as formas, tipos e classes da Publicidade e o discurso publicitário recorrentes na revista analisada. Ao longo da análise e comparação dos anúncios, percebeu-se que à medida que o contexto se modificou, as representações sobre o rural acompanharam e manifestaram suas modificações.

Biografia do Autor

Laene Mucci Daniel

Professora mestre do curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa – Minas Gerais, Brasil.

Nora Presno Amodeo

Professora doutora, coordenadora do Bacharelado em Cooperativismo e professora do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural, Departamento de Economia Rural, Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa – MG, Brasil.

Publicado

07-06-2014

Como Citar

DANIEL, L. M.; AMODEO, N. P. A classificação da Publicidade e o discurso publicitário como fatores de construção das representações do rural. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1893. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1893. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos