<b>Confiabilidade, credibilidade e reputação: no jornalismo e na blogosfera</b>

Autores

  • Rogério Christofoletti
  • Ana Paula França Laux

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i1.194

Resumo

A emergência dos blogs como fontes de informação tem provocado mudanças profundas não apenas no mercado jornalístico, mas também nos processos de produção e difusão informativa. No momento em que pesquisas apontam para a perda de credibilidade da mídia convencional para os meios online, surgem também novos sistemas de reputação, buscando outras modalidades de aferição de qualidade aos serviços. Fração de uma pesquisa maior, este trabalho - apoiado em levantamento e revisão bibliográficos - identifica alguns elementos para a credibilidade dos blogs no jornalismo online, observando a zona de atrito entre o trabalho dos jornalistas profissionais e meios tradicionais, de um lado, e os blogueiros e redes sociais, de outro. Os resultados evidenciam a interpenetração dos dois universos, o diálogo tenso e a mútua influência entre blogueiros e jornalistas, num cenário em rápida transformação. Palavras-chave: Credibilidade. Blogs. Webjornalismo. Sistemas de Reputação. Fontes.

Downloads

Publicado

07-03-2008

Como Citar

CHRISTOFOLETTI, R.; LAUX, A. P. F. <b>Confiabilidade, credibilidade e reputação: no jornalismo e na blogosfera</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 31, n. 1, 2008. DOI: 10.1590/rbcc.v31i1.194. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/194. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos