O estilo como elemento ligamentar entre stand-up comedy e Literatura

Autores

  • Luis Henrique Boaventura
  • Ernani Cesar de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i2.2117

Palavras-chave:

Stand-up comedy. Literatura. Estilo. Ato ético. Mise-en-scène.

Resumo

Este trabalho discute uma aproximação entre Literatura e stand-up comedy. O objetivo é investigar os traços de desfamiliarização do discurso contidos no stand- -up comedy, do estilo dos seus textos e do que constitui a autoralidade de seus artistas. Vamos examinar o texto do gênero, identificar neles traços deste estilo particular e singularizante e investigar o papel do estilo na mise-en-scène desta situação de Comunicação. O marco teórico situa-se em Bakhtin (1997, 2012) e suas propostas acerca do estilo e do ato ético (filosofia do ato responsável), complementado por Charaudeau (2008, 2010a, 2010b), Maingueneau (2008, 2012) e Proença Filho (2005). A pesquisa é descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa. O corpus é composto por excertos de textos dos comediantes americanos Jerry Seinfeld e Mitch Hedberg. Verificamos que a habilidade de prospectar o singular no que parece ordinário por meio da linguagem liricamente refigurada, impressão do estilo distintivo do autor, constitui ligamento suficientemente forte para identificar o stand-up comedy como variante literário.

Biografia do Autor

Luis Henrique Boaventura

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo-RS, Brasil.

Ernani Cesar de Freitas

Professor doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutoramento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo-RS, Brasil, e do mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.

Publicado

27-11-2014

Como Citar

BOAVENTURA, L. H.; FREITAS, E. C. de. O estilo como elemento ligamentar entre stand-up comedy e Literatura. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i2.2117. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2117. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos