Os sete matizes da ética.

Autores

  • Luiz Martins Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v29i2.214

Resumo

Em geral, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção, por vezes, até pelos dicionários de filosofia. Entretanto, há recortes importantes a serem feitos, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. De qualquer forma, na busca do estabelecimento de valores, seja para um universo mais abrangente nacional, global, seja para contextos circunscritos, de uma deontologia profissional, o certo é que as buscas de compreensão em torno do que é o bom, o belo, o justo e o bem, em síntese, configuram um processo dinâmico e com fronteiras inter-relacionais. O que procuramos, aqui, nesta exploração epistemológica brevíssima, é facilitar o esforço de compreensão, especialmente dos mais jovens, os que se preparam para ingressar no "mercado de trabalho" ou mesmo na política, aonde vão encontrar um mundo de uma cultura exageradamente focada no egocentrismo e no narcisismo, e não na convivência cooperativa e baseada em princípios universais.
Palavras-chave: moral, ética, deontologia, legalidade, legitimidade, altruísmo e urgência.

Resumen
En general, los conceptos de moral, ética y deontología son tratados como si fueran una noción única e, incluso, muchas veces, por los propios diccionarios de filosofía. Entretanto, consideramos que algunas ponderaciones importantes deben ser hechas, pues, así como la moral es parte componente del discurso práctico, la ética y la deontología lo son del discurso teórico. De cualquier modo, en la busca por establecer valores, sea para un universo más amplio nacional, global, sea para contextos más restrictos, de una deontología profesional, lo cierto es que las buscas por la comprensión de lo que es bueno, bello, justo y el bien, en resumen, se configuran como procesos dinámicos y con fronteras interrelacionales. Lo que deseamos con esta breve exploración epistemológica, es facilitar el esfuerzo por alcanzar la comprensión de estos procesos, especialmente por parte de los más jóvenes, aquellos que se preparan para empezar sus actividades en el "mercado laboral" o, hasta mismo, en la política, adonde van se confrontar con un mundo cuya cultura está exageradamente centrada en valores egocéntricos y narcisistas, y no en la convivencia cooperativa y basada en principios universales.
Palabras-clave: moral, ética, deontología, legalidad, legitimidad, altruismo e urgencia

Abstract
In general, the concepts morals, ethics and deontology are treated as a single notion, sometimes, even the philosophy dictionaries does this way. However, there are important distinctions to be done, because, while morals belongs to the practical discourse, ethics and deontology are part of the theoretical discourse. In any way, looking for the establishment of values, both for a wide universe - national, global- and for bounded contexts, of a professional deontology, it is correct to say that the understanding searches around what are the good, the beautiful, the fair and the well, in synthesis, configure a dynamic process and with interelational borders.What we sought, here, in this short epistemological exploration, it is to facilitate the understanding effort, especially for the younger, the ones that are trying to enter the "job market" or even in politics, where they will find a world which culture is exaggeratedly focused in the self-centeredness and in the narcissism, and not in the cooperative coexistence and based on universal principles.
Keywords: moral, ethics, deontology, legality, legitimacy, altruism and urgency.

Biografia do Autor

Luiz Martins, Universidade de Brasília

Jornalista, mestre em Comunicação e doutor em Sociologia, é professor de Ética na Comunicação e coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e coordenador do Projeto de Extensão SOS Imprensa.

Downloads

Publicado

03-10-2006

Como Citar

MARTINS, L. Os sete matizes da ética. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 29, n. 2, p. Pág. 89, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v29i2.214. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/214. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos