Mais concentração de propriedade de Mídia, menos democracia? Testando possibilidades de associação entre variáveis
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2205Palavras-chave:
Mídia. Democracia. Economia. Concentração. Regulação.Resumo
Parte relevante da literatura em Comunicação e Ciência Política sugere que a diversidade de fontes de informação seria condição necessária para a democracia. Em tese, quanto mais desconcentrada a Mídia, mais democrático o país. Diante disso, perguntamos: seria possível verificar empiricamente a existência de uma correlação negativa entre concentração de propriedade de Mídia e índice de democracia? Para oferecer uma resposta a esse questionamento, recorremos a métodos estatísticos, mais especificamente a ferramentas de estatística descritiva e de teste de correlação. O experimento confirmou a previsão teórica segundo a qual seria possível associar países mais democráticos a menor concentração de propriedade de meios de Comunicação.Downloads
Publicado
14-05-2015
Como Citar
SILVA, J. D. da; ZAVERUCHA, J.; FIGUEIREDO FILHO, D.; ROCHA, E. C. da. Mais concentração de propriedade de Mídia, menos democracia? Testando possibilidades de associação entre variáveis. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2205. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2205. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.